quinta-feira, 29 de abril de 2010

Plágio não!


Nem só de bobagens vive a internet, isso já é sabido há muito tempo. No entanto, do alto de meu ceticismo, não podia imaginar que encontraria uma jóia rara como o blog “Não gosto de plágio”. Editado por Denise Bottmann, tradutora de obras e autores importantes como Marguerite Duras, Giulio Carlo Argan, Peter Gay, e poderíamos seguir muito adiante, pois a lista é longa, “Não gosto de plágio” é uma verdadeira trincheira aberta em defesa daqueles que gostam de literatura e de profissionais da área, como os tradutores.
Ali, corajosamente, são demonstradas a sinecura e a má-fé de diversas “editoras” como Martin Claret e outras tantas. São comparadas as edições atuais de obras clássicas, em geral com direitos vencidos, com as edições mais antigas. Cópias idênticas, sem cuidado algum, tradutores “laranja” e outras picaretagens que fariam Al Capone parecer um amador.
Imagino que o off do blog seja muito interessante. Editores desmascarados devem berrar, e muito. Mas seguramente Denise poderá contar com a classe política brasileira, que, pelo amor ao conhecimento que sempre alimentou, irá apoiar iniciativas como a sua com políticas públicas que punam os malandros e apoiem os justos...
De nossa parte, de todos, o que importa é divulgar esse extraordinário trabalho. Ver:

http://naogostodeplagio.blogspot.com/

4 comentários:

  1. Comprei um pocket francês do Camus e fiquei pensando coisas não muito distantes do que tu falaste da Martin Claret. A qualidade física da obra e o preço que eu paguei por esse exemplar (pockets custando 2 euros!) me fizeram jurar que a partir de agora só compro pockets da Globo e da Companhia das Letras.

    A propósito, é muito provável que tu já tenhas, mas tem edições pockets de Admirável Mundo Novo e Fahrenheit 451 que são bem simpáticas e possuem ótimo preço (em torno de 10 reais). Não são essas traduções chinelonas que desrespeitam o leitor e possuem um preço acessível para um desempregado como eu.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Nathaniel. Realmente, de livros da Martin Claret eu quero distância. Várias editoras entraram forte no mercado dos Pocket Books: a primeira de todas, L&PM, a Companhia das Letras, a Record (Best Bolso), timidamente a Globo, mais recentemente a Mercado Aberto e, me parece, a Objetiva. O formato não é determinante da qualidade ou da falta dela, os mercados francês, inglês, russo e alemão já o demonstraram há muito tempo colocando edições populares ao alcance do leitor. É preciso pesquisar um pouco antes de comprar.
    Abraço
    Éder

    ResponderExcluir
  3. prezado eder: muitíssimo obrigada pela generosa avaliação do trabalho do nãogostodeplágio.

    vc tem razão: no blog aparecem só uns 30% da trabalheira e, embora seja um trabalho basicamente individual, o off é bastante agitado ;-)

    ResponderExcluir
  4. Cara Denise. O mínimo que posso fazer é me esforçar para divulgar teu trabalho! Reitero todos os elogios e os meus melhores votos de sucesso.
    Abraço
    Éder

    ResponderExcluir