quinta-feira, 3 de março de 2011

Contra as crenças e em nome da dúvida.


Impérios da crença.

Não faz muito tempo que acabei de ler “Impérios da Crença. Por que precisamos de mais ceticismo e dúvida no século XXI”, de Stuart Sim. O autor é professor de filosofia na Universidade de Sunderland, no Reino Unido e esse é o primeiro de seus livros a ser publicado no Brasil.
O tema é de primeira ordem. A abordagem do autor, bastante interessante, ainda que eu tenha sentido, ao longo da leitura, um certo desconforto com algumas simplificações e com algumas trivialidades que estão presentes em sua linha de argumentação. O primeiro objetivo do autor é confirmar a importância do ceticismo como forma de pensar legítima e necessária frente ao mundo contemporâneo, segundo a sua hipótese, cada vez mais dominado pelo pensamento dogmático, seja ele de natureza política, religiosa ou mesmo científica.
É satisfatória a sua defesa do ceticismo, que passa por uma boa análise das minúcias do conceito, a partir, em especial, de uma precisão de seu sentido e de seus significados ao longo da história. As aplicações do conceito, sob a forma da dúvida cético-cínica das autoridades de toda a natureza rende igualmente uma bela discussão. Em um momento em que avançamos em passos largos rumo a uma caretice sem fim, livros como esse dão um certo alento. Recomendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário