quarta-feira, 27 de maio de 2009

Um pouco de ruído


Segundo alguns, dentre todas as expressões artísticas ligadas ao modernismo, a música erudita é a menos compreendida. Hermética, voltada somente para os pares, distante mesmo dos apreciadores da música.
Deste argumento, um ponto é indiscutível: a distância da música contemporânea das salas de exibição. Nomes como o de Debussy, Schoenberg, Shostakovich e Satie, para não falar de um Stockhausen, raramente figuram nos programas, seja de grandes orquestras, seja de grupos menores que se apresentam em pequenas salas espalhadas pela cidade de Porto Alegre e pelo resto do país.
Um belo guia para compreender um pouco melhor essa ilustre desconhecida, a música contemporânea, foi publicado em português: Alex Ross, O Resto é Ruído. Saiu pela Cia das Letras. O professor Celso Loureiro Chaves, que mantém há anos uma bela coluna sobre música no Caderno de Cultura do Jornal Zero Hora, sempre aos sábados, resenhou o livro, ressaltando suas virtudes e algumas de suas fraquezas. Além do azedume do autor com relação à música pós-1945, Loureiro Chaves destaca algumas fragilidades da tradução.
Ainda assim, pelo panorama que oferece, pela quantidade de informações e pelo rumo que oferece para aqueles que apreciam a música sem conhecê-la tão à fundo, sua leitura é um grande prazer. Eu mesmo, que não sou músico, tenho fruído da leitura da obra com grande prazer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário