sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Paisagem Moderna

Daniela Kern, professora do curso de História da Arte e do PPG em Artes Visuais da UFRGS acaba de publicar um belo livro: Paisagem moderna: Baudelaire e Ruskin. O livro é uma seleção de ensaios desses que foram dois dos maiores críticos de arte do século XIX, traduzidos e comentados por Daniela Kern. Saiu pela Editora Sulina, de Porto Alegre e tem o apoio da Capes e do PPG/AVI da UFRGS. Abaixo, o release da editora:
_________________________________

A Editora Sulina apresenta



PAISAGEM MODERNA, de Charles Baudelaire e John Ruskin
Introdução, tradução e notas
Daniela Kern

O trabalho de Daniela Kern, ao nos dar acesso aos textos de Baudelaire e Ruskin, é uma importante contribuição aos estudos de História da Arte e da Cultura ocidental no século XIX, século que constitui e aprofunda as bases da cultura do século XX, os tempos modernos.

Ao traduzir e comentar dois dos mais significativos autores de crítica de arte do período, temos pela primeira vez em língua portuguesa uma coletânea de extratos dos textos dos autores sobre pintura de paisagem e sobre a nova paisagem urbana em formação na Paris e na Londres do século XIX.

O livro Paisagem Moderna: Baudelaire e Ruskin reúne textos sobre pintura de paisagem e paisagem urbana de dois dos maiores críticos de arte do século XIX, John Ruskin (1819-1900) e Charles Baudelaire (1821-1867), perfeitos contemporâneos. Ainda que nunca tenham mencionado um ao outro em seus escritos, há vários pontos que os unem: a admiração por grandes coloristas (Turner no caso de Ruskin e Delacroix no de Baudelaire), o fato de conceituarem o sublime, a preocupação com o avanço da indústria, o posicionamento crítico com relação à fotografia e o temor diante da destruição do patrimônio arquitetônico medieval levada a cabo pela “haussmanização” das cidades europeias. Os textos que compõem Paisagem Moderna: Baudelaire e Ruskin possibilitam, em suma, uma visão privilegiada das principais análises dos dois grandes críticos acerca daquele que ambos consideravam o gênero artístico mais radicalmente moderno: a paisagem.

Daniela Kern é professora do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais e do Departamento de Artes Visuais da UFRGS. É doutora em Letras pela PUCRS e autora de diversos artigos acadêmicos sobre temas das áreas de artes visuais e literatura. É tradutora dos livros A distinção: a crítica social do julgamento, de Pierre Bourdieu, e O mercado da arte, de Raymonde Moulin.


Capa: Danni Calixto (sobre desenho de John Ruskin)
Nº de páginas: 246
ISBN: 978-85-205-0565-6
Preço de Capa: R$ 30,00
Departamento editorial e divulgação: (51) 3019. 2102
Editora Meridional/Sulina
www.editorasulina.com.br
Tel (51) 3311-4082
Fax (51) 3264-4194

Nenhum comentário:

Postar um comentário